A premissa de um sonho lúcido é simples e, ao mesmo tempo, misteriosa: um sonho lúcido é aquele em que você sabe em que está sonhando. A maioria de nós acorda ou tem o sonho imediatamente interrompido quando descobre, no meio dele, que está sonhando. O susto parece trazer nossa consciência de volta do mundo onírico. Mas o que talvez você não saiba é que tem gente que consegue ter sonhos lúcidos com bastante frequência e inclusive permanecer neles, mas alerta. E isso significa ser capaz de fazer tudo o que você faz acordado, mas em sonho.O melhor é que qualquer um pode treinar pra adquirir essa habilidade.
Os primeiros registros de sonhos lúcidos na história são egípcios
Sonhos lúcidos podem ser identificados como um outro estado de consciência
De acordo com a autora do livro Consciousness: A Very Short Introduction, Susan Blackmore, sonhos lúcidos podem ser um estado de consciência distinto daqueles que já conhecemos e alguns cientistas até acreditam que possamos, eventualmente, identificá-lo desse maneira. Ela iguala o estado de ‘sonho lúcido’ a alteração de consciência de experiências com algumas drogas como maconha e LSD, paralisia do sono, meditação e experiências de projeção astral.
Uma em cada 5 pessoas tem pelo menos um sonho lúcido por mês
Um estudo de 1988 descobriu que 20% das pessoas afirmam ter sonhos lúcidos todo mês, enquanto outros 50% disse já ter tido um sonho assim pelo menos uma vez. O estudo também mostrou que a lucidez em sonhos é ainda mais comum para crianças – desconfia-se que seja porque crianças têm mais pesadelos e são mais vulneráveis a eles, e pesadelos frequentemente despertam a parte do cérebro responsável pela lucidez no sonho, para que o sonhador possa se dar conta que está em uma narrativa irreal e possa então transformá-la em algo diferente e menos assustador.
Alguns alimentos podem aumentar suas chances de ter sonhos lúcidos
Anota aí: um estudo de 2006 identificou que participantes que tomaram, diariamente, 250mg de vitamina B6, disseram ter sonhos mais vivos, emocionantes, com cores mais vivas e histórias mais mirabolantes. O problema é que a quantidade diária recomendada pela OMS de vitamina B6 é 100mg. O que acontece se você tomar vitamina B6 demais? Bom, registros científicos anteriores dão conta de gente que tomou de 500mg a 1000mg por dia durante meses e teve neuropatia sensorial, que é dormência e perda de sensibilidade na extremidade. Ou seja, não é uma boa ideia.
Mas você pode garantir que seu consumo diária de vitamina B6 fique dentro do recomendado e isso já vai ajudar: você a encontra em alimentos como batata, banana, pães e arroz integral, alho, abacate, gema de ovo, limão, leite e aveia, por exemplo.
Fonte : Revista Galileu
BENEFÍCIOS DOS SONHOS LÚCIDOS
Em alguns tópicos já foram abordados alguns benefícios que podemos extrair do estado mental dos sonhos. Esse é um dos temas mais fascinantes dentro das pesquisas na área. Ainda não se possui sequer, uma Teoria definitiva a respeito da finalidade dos sonhos em si, consequentemente ainda mais distante está o alcance de uma compreensão das fronteiras que podem ser derrubadas com o uso da consciência nos sonhos. Nos últimos anos porém, diversas pesquisas começaram a ser desenvolvidas. Existem estudos relacionando o desenvolvimento de habilidades motoras, possibilidade de auxílio no tratamento de certas psicoses, o próprio estudo da mente e da consciência e muito mais.
Explorar a memória: visitar alguma casa da infância! Até hoje tento visitar a primeira casa que tenho lembrança. Tinha 3 anos na época. Cheguei muito próximo algumas vezes. Conversar com familiares, amigos ou pessoas que já se foram…
Outra experiência que ainda tento fazer é a de voltar para uma sala de aula e fazer uma revisão de coisas importantes!…
Superação de traumas: Beverly D’Urso usou isso pra superar o forte trauma da perda da mãe. Pessoas com estresse pós-traumático, muitas vezes acometidas de fortes pesadelos, podem encontrar nos sonhos lúcidos uma ferramenta poderosa na amenização dos problemas ou na busca da sua solução.
Mergulho no Inconsciente: os sonhos comuns propiciam isso. A psicanálise usa os sonhos como grande ferramenta. Quando ficamos conscientes nos sonhos, temos a oportunidade de ir ao encontro direto desse nosso interior. Explorar as raízes dos nossos medos, inseguranças e com possibilidades de romper com condicionamentos impostos.
Solução de problemas: perdi a conta das vezes que mencionei como o cérebro funciona de maneira diferente durante os sonhos em geral. Trata-se de um estado alterado de consciência em que nos livramos de certas amarras. Vide como gigantes de diversas áreas, a partir de sonhos comuns, obtiveram benefícios inestimáveis. Exemplos como a química(Mendelev e Kekulé), invenção(Elias Howe), literatura com o Frakenstein de Mary Shelley, Kublai Khan de Samuel Coleridge e os relatos de Stephen King. Na filosofia encontramos depoimentos de Bertrand Russell e Kant…
MÉTODO DE THOLEY
Paul Tholey foi um psicoterapeuta alemão com uma bagagem de apenas 30 anos de experiência no uso do que chamamos hoje de “Método de Tholey”. A Dra. Jayne Gackenback, outra gigante no estudo dos sonhos, aponta esse método como de grande eficácia. Tholey trabalhou com seus pacientes, em seu dia-a-dia, na sua clínica. Invariavelmente sua experiência e estudos, aplicados diretamente com os pacientes, resultaram em uma forte percepção do melhor caminho para recordação e controle dos sonhos.
Repare que nas orientações abaixo, os exercícios de imaginação/simulação visual, devem ser ao mesmo tempo, acompanhados de questionamentos e repetidos durante o dia, de tal forma, para que ao sonhar, esse modo de criticar a realidade, seja levado junto(numa espécie de incubação/reality check).
Apresentação do Método:
1) Questione para si: “Estou sonhando ou não?”, de cinco até dez vezes ao dia.
2) Simultaneamente, procure visualizar-se num sonho, imagine intensamente que está no seu sonho e que percebe que tudo a sua volta, inclusive você mesmo, é um sonho seu.
3) Enquanto se questiona “Estou sonhando ou não?”, concentre-se não só no agora, mas procure visualizar acontecimentos passados. Percebe algo incomum ou lacunas na memória?
4) O questionamento reflexivo “Estou sonhando o não?” deve ser repetido quando experimentar emoções mais fortes ou em situações do cotidiano que lembrem uma situação típica de sonho. Situações surpreendentes ou improváveis, durante as rotinas do dia-a-dia, devem ser aproveitadas.
5) Caso acontecimentos ou algum(ns) temas sejam repetitivos ou recorrentes nos seus sonhos – por exemplo o sentimento de medo ou a presença de um gato – aproveite quando estiver desperto, para se questionar “Estou sonhando ou não?”, sempre que avistar um gato ou se sentir ameçado(ou quando se defrontar com a situação repetitiva dos sonhos enquanto desperto).
6) Alternativamente a situação anterior, se os temas mais recorrentes nos seus sonhos são experiências que raramente ou nunca ocorram no estado desperto, procure então se imaginar vivenciando aquelas cenas e dizendo para si que está sonhando.
7) Se a dificuldade é lembrar dos sonhos, deve usar técnicas para melhorar sua recordação. A insistência em obter a estrutura crítico-reflexiva(os questionamentos da realidade), irá contribuir para desenvolver essa memória dos sonhos.
8) Pouco antes de adormecer, não tente forçar a ocorrência da lucidez, martelando esse pensamento, mas apenas diga para si mesmo que ficará consciente no seu sonho. O método é especialmente eficiente quando você acorda no início da manhã e sente que dormirá fácil novamente.
9) Decida realizar uma ação ou algo especial nos seus sonhos. Qualquer ação é suficiente.
Objetivando facilitar os passos 8 e 9, Tholey sugere maneiras(escolha uma) de manter sua consciência enquanto adormece, focando atenção nas imagens hipnagógicas do começo do sono:
Técnica das Imagens. Focalize apenas nas imagens visuais enquanto adormece.
† Técnica do corpo. Concentre-se totalmente no seu corpo enquanto adormece. Perceba sua respiração, a maneira como os músculos de suas pernas relaxam, o peso de seus braços.
☻Técnica das imagens e do corpo. Direcione toda sua atenção para as imagens visuais que surgem quanto para o seu corpo adormecendo.
◙ Técnica do ponto do ego. Imagine que você é apenas um “ponto” do qual observa e reflete sobre o mundo dos sonhos.
╩ Técnica das imagens e do ponto do ego. Junto do foco de se imaginar como um ponto, concentre-se nas imagens que surgem enquanto adormece.
Considerando a surpreendente inteligência desse método, pode-se notar também que é um pouco mais trabalhoso, porém pode ser incrivelmente eficaz. O livro de Jayne Gackenback e Jane Bosveld, Control Your Dreams, faz referência a dois cientistas franceses que trabalharam com o Método de Tholey e descobriram que os participantes, mesmo após abandonaram seus estudos, ainda assim, frequentemente obtiveram bons resultados.
149total visits,2visits today